A consultoria Ernst & Young divulgou, sexta-feira, um estudo baseado em entrevistas com mais de 100 presidentes de empresas e altos executivos de vários países. A pesquisa revelou que os próximos anos serão marcados por reestruturações nas áreas de comunicação e entretenimento, bem como nos setores tecnológicos e industriais.
Além disso, cerca de dois terços dos executivos entrevistados citaram, por exemplo, a conectividade de banda larga como o fator imediato e mais significativo para se chegar a essas transformações. O estudo detectou também que o ambiente de concorrência acirrada no setor de telecomunicações deve incentivar o desenvolvimento de modelos de negócios alternativos, além de aumentar a variedade de canais de informação e publicidade.
Outra conclusão importante da pesquisa, diz respeito à produção de conteúdo nos portais. De acordo com a consultoria, o acesso digital por banda larga está proporcionando novas oportunidades para os produtores de conteúdo - criadores das páginas dos sites - em conjunto com as áreas de publicidade. Para os entrevistados, os profissionais que quiserem capitalizar essas novas chances de negócios precisarão planejar basicamente formas criativas de chamar a atenção dos seus leitores. Só assim esses executivos acreditam que será possível aproveitar plenamente canais de receita como conteúdo por assinatura e o modelo pay-per-use (pagamento por tempo de uso).
Leia mais:
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Programa Mulher Segura reduz em 37% número de feminicídios em 20 cidades
A publicidade na Internet, que passa por um momento de muitas dúvidas, foi apontada pelos executivos como um das grandes frustrações da rede, embora as perspectivas a longo prazo sejam otimistas. No entanto, o estudo revela que a partir de agora esses gastos serão ditados por companhias tradicionais e não mais por empresas pontocom.
Como conclusão da pesquisa, os entrevistados apontaram a necessidade das empresas se tornarem mais ágeis, sempre com foco claro nos clientes. Para tanto, os executivos acreditam que é preciso melhorar os sistemas tecnológicos e operacionais. Mais de 40% desses profissionais consideraram também que o lançamento constante de novos serviços é uma das principais formas das empresas modernas se posicionarem em mercados competitivos. Outra resposta mostrou que 32% dos entrevistados mencionaram a necessidade das companhias recrutarem talentos certos, para vagas específicas, como uma atitude que faz diferença em qualquer país do mundo.
< Leia mais>Globo.com - Inverno Russo