A publicidade online esteve em pauta nos últimos dias com o anúncio do Internet Advertising Bureau (IAB) envolvendo novos padrões de banners - bem maiores do que os que circulam pela Web hoje em dia. Uma empresa chamada Cybuy, provedora americana de serviços de transações, pegou carona e divulgou um novo estilo de banner que, segundo a companhia, representará um enorme avanço no mundo da propaganda online.
Batizado de Cybuy Banner, o anúncio parece, em princípio, com os banners tradicionais. A grande e única diferença entre eles é que quem clicar no anúncio pode fazer a transação direto no banner. Ou seja, ao invés de ser transportado para o site do anunciante, uma janela adicional se abre em formato de popup, exibindo o produto que está à venda. O comprador potencial pode examinar o produto e então clicar no "próximo" botão para preencher o formulário de compra. Uma página de recebimento é gerada, fornecendo ao consumidor detalhes sobre a transação. O pedido então é enviado para o site do anunciante através do sistema de processamento da Cybuy - e o consumidor nunca sai do site em que estava navegando originalmente.
"Esses banners são amigáveis, consomem menos tempo e retêm a atenção do consumidor no site em que ele está", diz Dominic DiMascia, CEO da Cybuy. "Você não é jogado para um outro endereço - e, pior do que isso, abandonado lá", acrescentou.
A tecnologia que possibilita essa transação é uma combinação de aplicativos front-end suportados por um engine proprietário de comércio eletrônico que inclui roteamento de transação, gerenciamento da cadeia de abastecimento e segurança. "Podemos implementar nossa tecnologia em qualquer nível que nossos parceiros desejem", afirma DiMascia. O executivo acrescenta que a novidade atende a um dos principais desejos dos publicitários - o de retorno sobre investimento (ROI).
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Segundo uma pesquisa divulgada em março pela Jupiter Media Metrix, o número de anúncios online verticais únicos cresceu aproximadamente 70% no último trimestre do ano passado, mas essa estatística acompanhou um aviso - banners ainda têm um ROI imprevisível. "O que aprendemos com vários testes de usuários é que os indivíduos são mais propensos a clicar e comprar se o processo é mais simplificado, mais conveniente, mais rápido e não os leva para lugares que eles não querem visitar", comenta Dominic.
A verdade é que as pessoas estão de saco cheio dos banners tradicionais. "Acreditamos que essa forma de propaganda vá capturar a atenção do usuário e o levar a comprar", diz. Quanto ao aumento no tamanho dos banners, DiMascia diz que as agências poderão agora aproveitar melhor o espaço e tirar mais vantagens das tecnologias que podem ser incorporadas na propaganda online.
Comprar através de banner é definitivamente uma nova maneira de comércio, mas será que vai mesmo funcionar? O executivo garante que sim, mas como a empresa só tem um cliente utilizando a tecnologia, talvez seja cedo para dizer. A companhia recentemente rodou uma campanha de banner dessas visando inscrições para uma conferência da Red Herring. Sem revelar detalhes, DiMascia diz que o resultado foi "muito interessante e poderoso."
O futuro parece fabuloso para DiMascia e sua companhia. Ele está atualmente tentando preparar a Cybuy para o que ele enxerga como as próximas ondas do comércio - o m-commerce (comércio eletrônico entre dispositivos móveis) e o t-commerce (comércio eletrônico na televisão). "A TV interariva está prestes a decolar - você já ouviu isso antes, mas agora é real, e a Cybuy fará parte disso. É o que nos espera a todos."
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