O governo do Paraná vai lançar nesta quinta-feira o programa Bombeiro Comunitário, uma iniciativa que vai garantir serviços de atendimento a casos de emergência em pequenas cidades do Paraná.
Em Pitanga e Prudentópolis, o lançamento do programa foi feito nesta quarta, onde o governador Roberto Requião entregou um caminhão auto-bomba-tanque para cada um dos municípios.
"Esta foi a solução encontrada para resolver a falta de postos do Corpo de Bombeiros no interior do Paraná", explicou o governador. "Além de atender ocorrências de incêndios, o programa vai auxiliar no trabalho da Defesa Civil em casos de vendaval, chuva de granizo e outras emergências em diversos municípios".
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
O Bombeiro Comunitário foi idealizado pelo chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, major Anselmo de Oliveira. Segundo ele, na primeira fase de implantação, o programa deverá ser levado para 72 municípios paranaenses com mais de 15 mil habitantes e que não possuem unidades dos bombeiros.
Os agentes que começam a atuar no programa são indicados pelas prefeituras. São funcionários do quadro permanente do município e que passam a trabalhar 24 horas por dia, através de uma escala de revezamento. As ações serão coordenadas pelo Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec).
Informações da AEN