O Corpo de Bombeiros mantém um departamento de engenharia com militares e técnicos especializados, que são responsáveis pela fiscalização periódica de edificações comerciais e residenciais. A fiscalização é fundamental para evitar incêndios e acidentes.
"A equipe também elabora regulamentos e normas sobre segurança, além de desenvolver campanhas de esclarecimento sobre prevenção contra incêndio e pânico", diz o major Vanderlei Mariano, chefe do departamento.
Em Curitiba, o departamento faz uma média de 20 vistorias por dia, verificando extintores de incêndio, rede hidráulica, portas corta-fogo e saídas de emergência, alarmes, sinalização e iluminação de emergência em condomínios.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
O departamento de engenharia dos bombeiros fiscaliza toda obra nova a partir de 100 metros quadrados ou as que precisam de alvará para funcionar. Nestes casos, são emitidos laudos e certificados de vistoria. Os laudos são definitivos e comprovam a aprovação de um projeto. Os certificados de vistoria são provisórios e devem ser renovados anualmente, após ser verificada a eficiência dos equipamentos de combate a incêndios.
O Corpo de Bombeiros apenas fiscaliza os imóveis. No caso de existir alguma irregularidade, ele encaminha a "vistoria reprovada" ao Ministério Público e à Secretaria Municipal de Urbanismo, que decidem por fechar, embargar ou multar o imóvel em questão.
SERVIÇO:
Corpo de Bombeiros Fone: 193
Departamento de Engenharia do Corpo de Bombeiros Fones: 351-2035 ou 351-2018. Para denúncias e pedidos de inspeções e verificações.