Até dia 9 de novembro o Corpo de Bombeiros estará recrutando voluntários para serem guarda-vidas civil nesta temporada no Litoral. Ao todo, os bombeiros atuarão neste verão com 100 voluntários, mas 39 já foram selecionados na primeira etapa, em agosto, e outras 61 vagas devem ser preenchidas nesta segunda fase.
As vagas são abertas a homens e mulheres acima de 18 anos, sendo obrigatório que o candidato tenha nível superior completo ou incompleto. Para participar, os candidatos devem passar por um teste de seleção que consiste em uma prova de natação em piscina num percurso de 800 metros, a ser feito em no mínimo 20 minutos e, ainda, no resgate de quatro bolas de sinuca submersas a três metros de profundidade.
De acordo com o Relações Públicas do Corpo de Bombeiros, tenente Manoel Vasco de Figueiredo Junior, ao todo, os bombeiros trabalharão com 540 profissionais em toda a costa, da Ilha do Mel à Barra do Saí, na divida com Santa Catarina. "No ano passado, o voluntariado ajudou bastante, porque não temos gente suficiente para trabalhar de guarda-vidas em todo o Litoral", diz, lembrando que os voluntários atuarão sempre em duplas ao lado de um bombeiro profissional.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
No ano passado, segundo ele, os bombeiros fizeram aproximadamente 1,6 mil salvamentos durante a temporada, número que está na média de cada verão, entre 1,4 mil a 1,8 mil salvamentos. Já o número de orientações é bem superior. "Fazemos quase 15 mil avisos por mês a pessoas que estão nadando em locais perigosos e proibidos", diz.
Os voluntários selecionados passarão por um curso de duas semanas, onde terão orientações sobre abordagens e técnicas de salvamento. Eles permanecerão no Litoral durante toda a temporada, entre dezembro e fevereiro, com direito a alimentação, alojamento e uniforme. No final, receberão um certificado de participação. As inscrições podem ser feitas em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros do Estado.