O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da Sinopse Preliminar do Censo Demográfico 2000, que ouviu quase 169,6 milhões de pessoas no ano passado. O Brasil é o quinto país com maior população mundial, perdendo apenas para a China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. As regiões mais populosas são Sudeste, Nordeste e Sul. A Região Sul - que congrega os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - revelou um ganho de 2,9% no seu ritmo de crescimento populacional.
Apenas seis estados brasileiros concentram 60,1% do total da população do Brasil. São eles: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná. As regiões metropolitanas brasileiras correspondem a 40,4% da população total do País, juntas elas somam 896,5 milhões de pessoas. As que menos cresceram entre 1991-2000 foram as regiões metropolitanas de Recife, Vale do Aço e seu Colar Metropolitano, Rio de Janeiro, São Paulo e Londrina.
As que tiveram maior incremento populacional foram as regiões metropolitanas de São Luís, Curitiba, Núcleo Metropolitano da Região de Florianópolis, Goiânia e Distrito Federal.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
Entre os dez municípios mais populosos da Região Sul, destacam-se (além da capital paranaense) Londrina, Maringá e Ponta Grossa.
Leia mais em reportagem de Luciana Pombo, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quinta-feira