O Ministério da Agricultura suspendeu a importação da maturada e desossada do Paraguai, depois que a embaixada paraguaia no Brasil confirmou a existência de focos de febre aftosa próximo à divisa daquele país com a Argentina e a Bolívia.
Apesar da determinação do ministério de reforçar a fiscalização da vigilância sanitária em toda a fronteira do Paraguai, a Secretaria de Estado da Agricultura ainda não foi oficialmente informada.
Segundo informações da rádio CBN, um representante do Departamento de Fiscalização Animal da secretaria da Agricultura do Paraná disse que, à tarde, o Estado provavelmente já terá as informações oficiais e diretrizes de ação em relação à suspensão.
As importações de animais, produtos e subprodutos do Paraguai já tinham sido suspensas no segundo semestre do ano passado pelo Brasil, mas, gradativamente, o país começou a retomar as compras.
Em maio deste ano, o Paraná promoveu a primeira fase de uma campanha de vacinação contra a febre aftosa. Atualmente, o estado é considerado área livre de aftosa, o que o permite exportar carne para o exterior.