Setente e sete porcento desse público é favorável à publicidade na Internet, mas apenas 6% compram por meio dela estimulados pela propaganda online.
A pesquisa, realizada em maio nas regiões metropolitanas e do Distrito Federal, traça um perfil do consumidor brasileiro na Web. Entre os dados apurados, diz o instituto, 50% dos internautas têm 30 anos ou mais, 47% têm curso superior completo ou pós-graduação; 68% são economicamente ativos e 48% têm renda superior a R$ 3.600,00 mensais.
Embora 77% dos entrevistados sejam favoráveis à publicidade na Internet, apenas 6% compram por meio dela estimulados pela propaganda na Web. Isso não quer dizer, no entanto, que esses internautas não usem a Internet como canal de compras, diz o relatório divulgado pelo Ibope. Segundo a análise, o consumidor brasileiro toma conhecimento dos produtos que quer consumir por meio de outros veículos - revista, jornais, outdoors, TV, etc - e vai buscá-los online. "Ou seja, são fiéis à Internet para comprar, mas não a valorizam como canal de comunicação quando precisam decidir uma compra", inform a a análise.
Os publicitários entrevistados consideram que a eficiência da veiculação de anúncios na Web ainda é uma grande incógnita para agências e anunciantes. Mesmo assim, reconhecem vantagens na sua utilização, pois sua comunicação é direta e interativa: tem 100% da atenção dvoltada para o meio e conduz diretamente à transação. "Os publicitários acreditam que, muito em breve, os grandes anunciantes serão os responsáveis pela inclusão da Internet como veículo complementar em seus planos de mídia", complementa o estudo.