Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Natal budista

Budistas fazem festa para comemorar o Hana Matsuri

Redação Folha de Londrina
09 abr 2005 às 19:30

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As comunidades nipo-brasileira e budista comemoram neste sábado e domingo o Hana Matsuri, que representa o Natal budista. A festa acontece no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, com apresentações de cantores, danças folclóricas, yoga, tai-chi-chuan e artes marciais. Os organizadores estimam que, durante os dois dias de festival, cerca de 30 mil pessoas deverão passar no local.

A comemoração iniciou ao meio-dia de sábado, com os Tambores de Fukushima anunciando o início do Natal budista. O ponto alto do Festival Hana Matsuri é a celebração do nascimento do primeiro Buda, Sidharta Gautama, com o ritual do banho de chá doce na estátua do Pequeno Buda.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme a lenda, isso garantirá saúde e sorte durante o ano. Um culto em louvor ao nascimento de Buda foi celebrado pelo monge Sasaki, do Templo Jodooshu Nippakuji, de Maringá.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oportunidade de profissionalização

Paraná oferece nove cursos relacionados ao turismo; ao todo são 158 vagas

Imagem de destaque
Fiscalizar e agilizar

Governo do Paraná aprova nova regulamentação para processos de licitação ambiental

Imagem de destaque
Imunização

Com Curitiba, Paraná passa a ter 218 municípios na vacinação contra dengue

Imagem de destaque
Inscrições grátis

Prefeitura de Marialva abre PSS para contratação temporária de profissionais técnicos


A cerimônia religiosa é acompanhada do ritual do banho de chá doce, que também poderá ser oferecido pelos participantes hoje. Aqueles que desejarem fazer pedidos de graças, poderão oferecer flores ao pé do altar.

Publicidade


A tradição budista reza que o banho de chá adocicado oferecido à imagem do Pequeno Buda representa a chuva de néctar que caiu no momento de nascimento do primeiro Buda, Gautama Sidharta. A imagem fica exposta dentro de um altar -Hanamido- ornado por muitas flores coloridas. As flores representam o jardim de Lumbini, cidade onde Sidharta nasceu.


Na língua japonesa, hana significa flor e matsuri significa festival, assim Hana Matsuri - em uma tradução literal- quer dizer Festival das Flores.

O festival continua neste domingo das 12h às 20h, no pátio de trás do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999). O evento é gratuito. No local, há praça de alimentação com comidas típicas japonesas e venda de objetos decorativos como ikebanas, origami, cerâmica e escrita japonesa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo