A Câmara de Curitiba encaminhou nesta terça-feira (30) requerimento que sugere a criação de um canil para atender o Departamento da Guarda Municipal. O documento é de autoria do líder do PV, Cristiano Santos, endereçado para a Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS).
De acordo com o vereador, a solicitação tem a finalidade de ampliar o patrulhamento e vigilância patrimonial com o emprego de cães. "O uso de cachorros adestrados junto à guarda garante a obtenção de policiamento maciço, dinâmico e eficaz, tendo em vista sua boa capacidade olfativa, inteligência, força, devoção e versatilidade destes", explicou.
A guarda municipal, continua Cristiano Santos, atua em toda Curitiba, "exercendo papel fundamental na segurança. Age direta e indiretamente no combate ao uso de drogas, acompanhamento de torcedores de rua e nos terminais de ônibus em dias de jogos".
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Conforme a sugestão, o canil servirá como apoio ao policiamento ostensivo do órgão, instituído pelas leis municipais 6.867/86 e 7.356/89, atendendo áreas comerciais, escolares e residenciais, na prevenção de crimes, como tráfico de drogas e controle de distúrbios.