A Prefeitura de Curitiba, em ação conjunta com a Polícia Civil e a Sociedade Protetora dos Animais, apreendeu 30 cães que estavam abrigados em um canil irregular na Rua Goiânia, no bairro Cajuru. A apreensão ocorreu após uma denúncia de maus-tratos aos cachorros, que estavam em gaiolas muito pequenas e sujas, além de alguns que estavam doentes.
Segundo a prefeitura, os animais são das raças lhasa apso, shitzu, yorkshire, poodle e pincher e estavam abrigados em situação precária. Ao serem resgatados, os cães receberam microchips e foram levados para um lar temporário. A Justiça deve decidir sobre o destino dos animais, que poderão ser encaminhados para adoção.
O diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alexander Biondo, explica que o local é ilegal porque a criação comercial de animais em Curitiba é proibida pela Lei 13914/11. "O fato de termos encontrado vários filhotes configura a criação".
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
O proprietário do estabelecimento foi levado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, onde foi lavrado termo circunstanciado por abuso e maus tratos a animais. A Rede de Proteção Animal lavrou duas multas no valor de R$ 50 mil por maus tratos e comércio ilegal de cães.