Quem passar pela Boca Maldita, no centro, nesta terça-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, poderá conhecer um pouco mais sobre as ações ambientais da cidade. A Prefeitura de Curitiba instalará um caleidoscópio gigante que projetará imagens do programa de Biodiversidade Urbana - Biocidade, de parques, bosques, plantas e animais nativos da região. Mudas de árvores e flores serão distribuídas durante todo o dia, para marcar a data.
Lançado em março de 2007 pelo prefeito Beto Richa, o Biocidade tem por meta resgatar, manter e valorizar a flora nativa e pesquisar novas espécies de plantas regionais com potencial ornamental, possibilitando a produção e reintrodução dessas plantas nas áreas de preservação, arborização de ruas, parques e praças, jardins e quintais. "É um conceito simples, mas eficiente para a conservação da biodiviersidade urbana", diz Richa.
No caleidoscópio gigante, serão mostradas imagens da plantas ornamentais nativas que estão sendo pesquisadas no Jardim Botânico para serem reproduzidas e plantadas em jardins e canteiros da cidade. Algumas destas espécies serão distribuídas na Rua XV.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Técnicos do Museu Botânico e do Museu de História Natural ficarão à disposição da população para explicar os projetos de conservação ambiental em andamento - de abelhas nativas, repovoamento de peixes nos rios, plantas e animais exóticos invasores.
Nas margens do arroio Boa Vista serão plantadas mil mudas de árvores nativas. O plantio será feito nesta terça-feira, com a participação 100 crianças de escolas municipais da região. O plantio será às 10h, na rua Dr. Lauro Gentio Tavares.