O calor fez uma das cidades mais quentes do estado chegar perto dos 40°C. Os termômetros atingiram 38,4°C na cidade de Antonina, no Litoral do Paraná, por volta das 15h30 desta quarta-feira (17). Esta é a temperatura mais alta da primavera na região neste ano de 2012.
Alguns dias antes do início da estação, em 22 de setembro, segundo o Instituto Tecnológico Simepar, os termômetros haviam registrado até 41°C.
As temperaturas na região subiram por causa da massa de ar quente no estado e em função do relevo de Antonia. De acordo com o Simepar, que faz a medição dos índices, a estação meteorológica fica bem próxima ao início da subida da Serra do Mar, local muito úmido e abafado, o que favorece o aumento da temperatura com a chegada de massas de ar quente.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
O índice ficou bem acima do registrado no restante do estado. No Norte e Noroeste, os termômetros também registraram, até as 15 horas desta quarta-feira, máximas que chegaram a 30°C em Londrina, Maringá e Paranavaí. Em Curitiba, a temperatura chegou a 28°C.
Até o final de semana, as temperaturas devem permanecer altas, próximas de 30°C em várias regiões do estado, segundo o Simepar. A previsão é de pancadas de chuva isoladas até o fim de semana.