Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Câmara vai investigar abastecimento de água de Curitiba

Redação - Folha do Paraná
29 mai 2001 às 19:22

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O sistema de abastecimento e saneamento de Curitiba vai ser investigado pela Câmara Municipal da cidade. Uma comissão de investigação foi criada para saber como está a qualidade de água consumida na Capital e da coleta e tratamento de esgoto.

Também serão investigadas as obras executadas pelo programa Paraná Saneamento (Paranasan), que prevê a ampliação da rede de abastecimento e tratamento de efluentes nos próximos dois anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a vereadora petista, Clair da Flora Martins, presidente da comissão, diariamente a Câmara Municipal recebe queixas de moradores reclamando da qualidade de água e da falta de rede de esgoto. Também há queixas quanto a execução das obras do Paranasan, que estariam sendo custeadas em parte pelos contribuintes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vampiro de Curitiba

Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


Para rebater essas críticas, os vereadores convocaram o presidente da Sanepar, Carlos Afonso Teixeira de Freitas. Oficialmente, Teixeira de Freitas não foi comunicado, mas a assessoria de imprensa da empresa, informou que ele poderá ir para explicar que as condições de saneamento e abastecimento são melhores que a média nacional.

Publicidade


Segundo a assessoria da Sanepar, Curitiba coleta 62,05% do esgoto que gera, porém processa apenas 50,58% do total gerado. O restante é despejado sem tratamento em rios ou fossas. O setor de comunicação do órgão frisa que a média nacional de coleta é de 37,7%, por isso a cidade estaria apresentando um bom resultado. Também foi destacado pela empresa que 99,7% das casas legalizadas recebem água tratada, quando a a média nacional é de 92,7%.


Quanto ao Paranasan, a Sanepar disse que o programa vai permitir que Curitiba amplie a abrangência da coleta de esgoto na Capital para 90% de efluentes recolhidos e tratados. A previsão é que as obras encerrem em 2.003.

O resultado da comissão deve ser concluído em 90 dias. A previsão é que depois dessa data se implante uma Agência Municipal de Esgoto, que vai controlar o trabalho da Sanepar na cidade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo