A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Cambé entra, nos próximos dias, em sua fase mais importante: a consulta popular. O Plano de Saneamento é composto pelo diagnóstico e plano estratégico de melhoria dos serviços de Coleta e Tratamento de Esgoto, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Drenagem Urbana, Fornecimento de Água Potável e Recursos Hídricos.
A FAUEL, fundação ligada à Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizou o diagnóstico destes cinco eixos nos últimos meses e fará a apresentação em três Audiências Públicas preparatórias – nos dias 27/03, 03/04 e 10/04 (veja abaixo). Nestas oportunidades, também serão coletadas as sugestões e cobranças da população quanto à melhoria dos serviços. Todo cidadão de Cambé é convidado a participar das audiências.
"A participação de cada cidadão é muito importante para que ela possa apontar sua satisfação com alguns serviços e sinalizar com melhorias para outros", explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Claudinei Gloor. "Para chegar ao planejamento mais preciso, é necessária a participação de um grande número de pessoas."
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Quem se interessar pelo tema, já pode tomar conhecimento do diagnóstico realizado pela FAUEL através do site www.planodesaneamento.com.br. O site também apresenta um resumo com os principais itens e conceitos abordados no plano.
"Tem alguns problemas que a gente só vai conhecer se a população participar das audiências e trouxer as informações. Por exemplo, quais são os pontos de alagamento da cidade nos períodos de chuva? Onde há pontos de descarte irregular de lixo? Ninguém melhor que o morador para nos contar", explica o coordenador da equipe da FAUEL, Fernando Fernandes. De acordo com ele, este é apenas um exemplo prático do conhecimento acumulado pelo cidadão. "Existem outros, como nas áreas de lixo e de esgoto."
O Plano de Saneamento de Cambé será finalizado até meados do ano. Na ocasião, será realizada a última Audiência Pública para validação dos trabalhos.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PREPARATÓRIAS
27/03 - Terça-feira - 19h30 - Bacia do Ribeirão Vermelho
Centro de Múltiplo Uso (Rua Caçadores, 50 - Pq. São Francisco)
03/04 - Terça-feira - 19h30 - Bacia do Ribeirão Cafezal
Centro de Eventos (Rua França, 400 - Centro)
10/04 - Terça-feira - 19h30 - Bacia do Ribeirão Jacutinga/Cambezinho
Escola Municipal Olavo Soares Barros (Rua José Burgo, 505 - Jd. José Favaro)
SERVIÇO - As audiências públicas serão realizadas a partir da localização das bacias hidrográficas da cidade. Verifique a localização de seu bairro no www.planodesaneamento.com.br