A terceira edição da Caminhada Pela Qualidade de Vida reuniu neste sábado no Parque Barigui cerca de 300 pacientes da Clínica de Cirurgia do Quadril e do Joelho, quase todos com mais de 50 anos de idade. A intenção é divulgar as atividades de pessoas que sofreram cirurgias e recuperaram completamente sua capacidade de locomoção.
"A qualidade de vida de quem está na terceira idade está diretamente relacionada com a sua independência em situações do dia-a-dia", explica o médico ortopedista Paulo Alencar. Ele diz ainda que nesta faixa etária, as doenças ortopédicas, como artrose e alguns tipos de reumatismo, podem alterar a capacidade dos pacientes e reduzir de maneira acentuada a sua alegria de viver.
O médico Paulo Alencar, formado pela Universidade Federal do Paraná, realizou a primeira implantação de prótese de joelho em Curitiba, há 16 anos. Pioneiro, já realizou mais de 3 mil cirurgias e preside atualmente a Sociedade Brasileira de Quadril. É ainda o único brasileiro membro da Academia Americana de Cirurgias de Quadril e de Joelho.