O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, a Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência promovem neste sábado (23) uma ação especial no calçadão da XV de Novembro para a promoção da inclusão. A idéia é sensibilizar os curitibanos sobre a necessidade de respeitar os direitos da pessoa com deficiência. Trata-se da campanha "Conscientização e Cidadania".
Serão distribuídos cinco mil adesivos com a frase "EU RESPEITO" e cartazes com quatro mensagens: "Não bloqueie as guias rebaixadas", "Dê preferência ao embarque e desembarque do ônibus", Dê preferência na travessia elevada de pedestre" e "Não pare em vagas preferenciais".
Uma barraca será montada em frente ao Mc Donalds da avenida Luiz Xavier, das 8 às 13 horas, com a presença de alunos de escolas especiais e entidades de atendimento a pessoa com deficiência.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Para o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e da ADFP – Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Mauro Nardini, a política especial de Curitiba avançou muito nos últimos anos. Para ele, Curitiba avançou bastante, mas ainda há preconceito gerado pela falta de informação sobre assuntos relacionados aos portadores de deficiência.
"Apesar da legislação, a pessoa portadora de deficiência física enfrenta grandes desafios, como falta de estrutura que impede a acessibilidade, obstáculos físicos, guia não rebaixada e ônibus adaptados que não atendem a demanda, entre outras dificuldades", diz.
Maiores informações sobre a campanha pode ser obtida na secretaria executiva dos conselhos, pelo telefone 3250.7918.