Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lançamento nesta segunda

Campanha busca evitar crimes cometidos por impulso

Mariana Franco Ramos - Redação Bonde
19 nov 2012 às 12:11

Compartilhar notícia

Alunos, professores e autoridades participaram do lançamento estadual da "Conte até 10" - Mariana Franco Ramos
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) lançou na manhã desta segunda-feira (19), no Colégio Estadual Aníbal Khury Neto, no bairro Uberaba, em Curitiba, a fase regional da campanha "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude". Desenvolvida nacionalmente pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), a iniciativa tem como objetivo combater os homicídios cometidos por impulso e aqueles que ocorrem após desentendimentos banais.

Segundo o coordenador estadual da campanha, o promotor de justiça Paulo Markowicz de Lima, as ações serão desenvolvidas em todo o Estado. "O lançamento é em Curitiba, mas as ações são estaduais. Num primeiro momento serão desenvolvidas atividades em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Vamos buscar, depois, o apoio de bares, restaurantes e associações comunitárias para colocar os cartazes e estimular que as pessoas reflitam sobre a questão", explicou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A escola do Uberaba foi escolhida, de acordo com ele, por estar localizada em um bairro onde há Unidade Paraná Seguro (UPS). Além da capital, ações próximas às UPSs, como palestras de promotores e juízes, também devem ocorrer em Cascavel, Foz do Iguaçu e, em breve, Londrina. "Queremos prevenir confrontos na convivência cotidiana que possam levar ao crime".

Leia mais:

Imagem de destaque
23,5% do total

Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública

Imagem de destaque
Conquista

Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira


O lançamento contou com a participação do vice-governador e secretário de Educação do Paraná, Flávio Arns, da secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, do secretário de Segurança Pública, Cid Marcus Vasques, e do procurador-geral do município, Gilberto Giacóia. Ao todo, cerca de 500 pessoas, entre estudantes, professores e autoridades, participaram do evento, segundo os organizadores.

Publicidade


Em seu discurso na abertura, o vice-governador pediu aos estudantes que pensem dez vezes antes de participar de conflitos. "Normalmente, contando até dez a raiva passa e deixamos de entrar em confusões, porque ficamos com mais calma. Queremos isso para os 2.600 colégios do nosso Estado", afirmou Arns.


"O que temos de mais caro é o direito de viver. Cada um de nós pode ter o compromisso de, preventivamente, acalmar um amigo, um colega. Devemos esfriar o sangue e pensar que a vida merece respeito", completou a secretária de Justiça.

Publicidade


Prevenção - Para o aluno do 9º ano Pablo Santos, de 14 anos, as ações da "Conte até 10" trarão mais segurança à comunidade. Ele conta que já ouviu falar de muitos homicídios na região e que torce para que os casos não se repitam. "É bem importante. Acho que pode funcionar. Espero que sim".


Bruna Helouise, também de 14 anos, disse que a situação do bairro melhorou com a chegada da UPS, no entanto, ainda não é a ideal. "Alguns policiais estão mais mexendo com as moças do que protegendo o bairro. Mas só a chegada deles já melhorou sim; deixou as pessoas mais seguras", opinou.

Dados -
Estimativa feita a partir de informações das Promotorias de Justiça ligadas à área criminal mostra que aproximadamente 21% dos casos de homicídio no Paraná estão relacionados à motivação banal, conjugada com a embriaguez. Somam-se a esse número, ainda, os crimes praticados em função de violência doméstica (7%) e os passionais (2%).

(Atualizado às 12h30)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo