Uma tríplice parceria entre a Prefeitura, Mitra Diocesana de Apucarana e o 16º Núcleo Regional de Educação do Estado do Paraná, está promovendo um concurso de redação e desenho com tema único "Nós precisamos da Amazônia, a Amazônia precisa de nós!", mobilizando estudantes da rede municipal, estadual e educação especial. "O foco tem sua motivação na Campanha da Fraternidade 2007, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (Cnbb), que este ano tem como tema "Amazônia e Fraternidade" e lema: "Vida e missão neste chão!", salienta o prefeito Valter Pegorer (PMDB).
Segundo o regulamento do concurso, as 1ª e 2ª séries trabalham desenhos, 3ª e 4ª séries trabalham redações. As 5ª a 8ª séries também com redações e educação especial com desenhos. O objetivo é promover conhecimento atualizado e crítico da realidade da Amazônia (povo, história, economia, cultura). Cada escola deverá enviar um trabalho de redação e de desenho, previamente selecionados à comissão julgadora até o dia 10 de maio.
A premiação será até os três primeiros colocados com medalha, diploma de honra ao mérito mais um prêmio a ser definido. À instituição cujo aluno for premiado com o primeiro lugar será concedido "Troféu Fraternidade e Amazônia", como referencial de ensino. "Este concurso é essencial para que possamos amplificar essa campanha junto aos nossos professores e alunos, conscientizando-os da profundidade deste tema, fazendo com que não seja apenas mais um acontecimento, mas sim um exercício de conscientização pra que surjam ações efetivas", salienta professor Cláudio Silva, secretário de Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Apucarana.
Leia mais:
No Norte do Paraná, 'a igreja que cresce para baixo', em arquitetura neogótica
Carro de Londrina se envolve em colisão frontal em Ivaiporã
Condutora de motocicleta sem habilitação morre em colisão em Rolândia
Motociclista morre em colisão frontal com caminhonete em Guairaçá
No final de fevereiro, diretoras e coordenadoras das escolas da rede municipal de ensino em Apucarana participaram de uma reunião reflexiva sobre a Campanha da Fraternidade 2007, que acima de tudo chama a atenção do mundo para a exploração da madeira e das pessoas que existem na região Amazônica.