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Patrimônio Público

Campanha faz aumentar denúncias de vandalismo em Curitiba

Redação - Bonde
27 nov 2006 às 11:56

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- Reprodução
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O número de denúncias contra atos de vandalismo aumentou mais de mil por cento, segundo a Prefeitura de Curitiba, desde que, há pouco mais de um mês, foi lançada uma campanha que incentiva a população a denunciar.

São 350 ligações diárias no 153 da Guarda Municipal. O número de detenções, que era de dez, em média, por mês, passou neste período para 38.

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As denúncias feitas pela população vão desde furto de fios da rede elétrica a destruição de luminárias e pichação de muros e fachadas da cidade, e depredação de equipamentos como estações-tubo e telefones públicos.

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A campanha foi lançada em 18 de outubro, com o objetivo de reduzir ataques ao patrimônio público que causam prejuízos de R$ 3 milhões por ano ao município. São pichações em muros e paredes de prédios públicos, vidros quebrados, lixeiras incendiadas e banheiros destruídos. Nem os brinquedos de parques e praças escapam. A depredação também atinge semáforos e placas de trânsito.


O tema da campanha é uma mensagem direta aos responsáveis pelos estragos: "Quem faz vandalismo destrói o que é de todos". Além da veiculação em rádio e televisão, cartazes nos pontos de ônibus e placas espalhadas pela cidade, a campanha também terá busdoors, na traseira dos ônibus, um dos principais alvos de vandalismo.

De acordo com a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa municipal que gerencia o transporte coletivo da cidade, quase todos os 1,8 mil ônibus da cidade estão com vidros riscados. Os rabiscos feitos com objetos metálicos pontiagudos são uma nova forma de pichação - são 32 mil janelas danificadas, ou seja, quatro em cada dez vidros dos ônibus.


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