A secretária de Estado da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, lançou nesta terça-feira (18), durante a Escola de Governo, a campanha "Qual a marca que você quer deixar?", que convoca a população a refletir sobre as violências cometidas contra crianças e adolescentes e sobre como a sociedade pode contribuir para reduzir a impunidade dessas ações. O lançamento da campanha acontece no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é celebrado no dia 18 de maio.
Durante todo o mês de maio, cartazes e folhetos serão distribuídos pelas instituições que participam da campanha e por diversas prefeituras que realizam mobilizações em todo o Paraná.
Denuncie!
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
As denúncias de casos de violência podem ser feitas através dos telefones 181 ou 100, em que as ligações são gratuitas e o denunciante não precisa se identificar.
De acordo com os números registrados no Sistema de Informações para a Infância e Adolescência, cerca de 18% das violações de direitos fundamentais são referentes às violências física, psicológica e sexual. Os casos de violência sexual representam, em média, 3% do total. Na maior parte dos casos, o agressor é um responsável por cuidar da vítima ou tem a confiança da família.