Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Câncer de pele corresponde a 25% dos tumores no Brasil

Redação - Folha do Paraná
18 jan 2001 às 21:26

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No Brasil, o câncer mais frequente é o de pele, correspondente a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas. E a principal causa deste tipo de câncer é a radiação ultra-violeta natural, proveniente do Sol.

O tipo mais comum de câncer de pele em pessoas de pele clara é o "carcinoma de células basais", encontrado principalmente em áreas expostas continuamente ao Sol, como a cabeça e o pescoço. Além disso, são mais suscetíveis ao câncer de pele as pessoas brancas, residentes em cidades de menor latitude e de maior exposição ao Sol.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


De acordo com o comprimento de onda, os raios ultra-violetas (raios UV) são classificados em raios UV-C, em raios UV-A e em raios UV-B. Os raios UV-B são carcinogênicos, e a sua ocorrência tem aumentado muito, progressivamente à destruição da camada de ozônio. Isso tem permitido, inclusive, que raios UV-C alcancem mais a atmosfera terrestre, sendo estes mais potencialmente carcinogênicos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo

Por sua vez, os raios UV-A independem da camada de ozônio. Estes também causam câncer de pele em quem se expõe ao Sol em horários de alta incidência, continuamente e ao longo de muitos anos. Assim, as pessoas claras, que vivem em locais de alta incidência de luz solar, são as que apresentam maior risco. Para o Ministério da Saúde, o alto índice de câncer de pele no Brasil é explicado por diversos motivos, entre eles, o fato de 50% da população brasileira ter pele clara, expor-se muito ao Sol, além do País estar situado numa zona geográfica de alta incidência de raios ultra-violeta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo