Os interessados em cursar os três anos da escola de formação de oficiais Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), precisam ter, além de muita determinação e preparo, um bolso forrado.
A Folha de Londrina apurou os preços dos exames médicos exigidos para a seleção de candidatos e calculou que, com a ajuda de uma promoção especial, o candidato de Londrina e cidades vizinhas precisou desembolsar um mínimo de R$ 420,00 para realizar todos os exames requisitados.
Preço proibitivo até mesmo para parte dos policiais militares que anualmente tentam conseguir uma das 15 vagas oferecidas na academia, reconhecida como um curso superior pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Para entrar na Academia da Polícia Militar, o candidato também precisa se inscrever no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Antes de fazer as provas escritas, ele tem que fazer as de habilidades específicas, divididas em três partes: psicológica, realizada em setembro; médica, em outubro; e física, em novembro. Elas ocorrem em Curitiba, e são eliminatórias. Só chega à prova seguinte quem for aprovado na anterior.
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta quarta-feira.