Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em 2012

Capital registra 6,79 mil violações contra crianças

Redação Bonde com CMC
16 jan 2013 às 11:46

Compartilhar notícia

- Anderson Tozato/CMC
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Curitiba registrou 6,79 mil violações aos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes em 2012. Os dados fazem parte de um relatório apresentado pelo Conselho Tutelar da capital na última terça-feira (15), na Câmara Municipal.

A área que compreende educação, cultura, esporte e lazer representa 50% do total. Segundo o líder do prefeito, vereador Pedro Paulo (PT), boa parte das notificações refere-se à falta de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), as chamadas creches.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A Câmara de Curitiba vai procurar, como órgão representativo do povo, acompanhar o dia a dia dos Conselhos Tutelares. Aposto no compromisso da nova gestão com a luta pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes e a valorização dos conselhos", disse . O vereador também afirmou que o relatório é importante para a elaboração de políticas públicas.

Leia mais:

Imagem de destaque
''Bateu o martelo''

Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável



A área com o segundo maior número de violações aos direitos fundamentais – 33% do total – reúne a convivência familiar e comunitária. O item abrange, por exemplo, casos de abandono e maus-tratos aos meninos e meninas. Em relação ao agente violador, a família é a principal responsável, com 46% das situações, seguida do Estado, com 44%.

Publicidade


A média mensal de violações aos direitos das crianças e dos adolescentes foi de 565. Curitiba possui 45 conselheiros, distribuídos pelas nove regionais (Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Matriz, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade).


Posse - O prefeito Gustavo Fruet e a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Márcia Fruet, dão posse, nesta quarta-feira (16), aos novos conselheiros tutelares do município. A Câmara será representada pelo presidente da Casa, vereador Paulo Salamuni (PV), e pelo líder do governo, Pedro Paulo. A cerimônia ocorre às 14h, no Salão Nobre da prefeitura.


Os 45 conselheiros, que terão um mandato de três anos, foram eleitos em 2012, por meio de voto direto. O Legislativo municipal aprovou, em novembro último, mensagem do Executivo para a transição do processo para a lei federal 12.696/2012, que altera itens do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para dispor sobre os Conselhos Tutelares.

É prevista a realização de processo unificado de escolha dos membros para os órgãos, em todo o território nacional, a cada quatro anos. De acordo com o texto, a eleição será no primeiro domingo de outubro do ano subsequente à eleição presidencial. Assim, o primeiro processo de escolha unificado de conselheiros tutelares será realizado em 4 de outubro de 2015, com posse em 10 de janeiro de 2016.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo