A Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Curitiba vai solicitar à prefeitura um levantamento das propriedades instaladas próximos da malha ferroviária da Capital. A intenção é saber se há imovéis construídos irregularmente na faixa de domínio da Rede Ferroviária Federal (RFFSA).
O levantamento deverá ser feito pela própria rede, bemo como pela a América Latina Logística (ALL), no trecho que cruza a cidade.
"A distância permitida para a construção de imóveis deveria ser de 30 metros, sendo quinze metros de faixa de segurança e outros quinze de área de domínio da operadora de trem", afirmou o vereador petista André Passos. No entanto, em diversos trechos da cidade essa lei, que é de 1979, não foi obedecida. "A Rede não fiscalizava se os imóveis instalados estavam dentro da faixa de domínio", afirmou o gerente da RFFSA, Paulo Sidney Ferraz.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
De acordo com Ferraz, existem casas construídas em trechos irregulares, fruto de invasões ou que foram autorizadas antes de se implantar a lei. "O problema é que em alguns cruzamentos, muros ou casas atrapalham a visibilidade do maquinistas", afirmou o vereador Paulo Salamuni (PMDB), integrante da comissão.
Leia mais em reportagem de Israel Reinstein, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta terça-feira