Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Casos de antraz nos EUA sobem para 39

Redação - Folha do Paraná
18 out 2001 às 09:46

Compartilhar notícia


Técnico do instituto Adolfo Lutz analisa pó branco encontrado em um Boeing que fazia a ponte aérea Rio-São Paulo
- Agência Estado
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A preocupação mundial em torno dos ataques biológico continua, principalmente nos Estados Unidos. Nesta quarta-feira, o presidente da Câmara de Representantes americana, Dennis Hastert, anunciou o fechamento temporário da câmara baixa do Congresso, depois de pelo menos 20 pessoas terem sido contaminadas por antraz no Senado. A dispersão da bactéria teria sido feito através de esporos no sistema de ventilação. Pela contagem oficial, o número de contaminados por antraz chega a 39.
Segundo o senador John Kerry, não há "prova científica" que esporos da bactéria de antraz tenham sido localizadas no sistema de ventilação do Senado americano. Kerry deu a informação depois de uma reunião de segurança com as autoridades, contradizendo o que havia comunicado antes o presidente da Câmara dos Representantes. "Isso não é correto", indicou o senador Kerry aos jornalistas, ao sair de uma reunião de segurança, com a participação do secretário da Saúde. "Não existe prova científica que nos impeça de fazer nosso trabalho", acrescentou o senador.
O exame da carta contaminada dirigida ao senador democrata Tom Daschle durante a semana revelou "uma concentração de esporos (de antraz) em estado puro", disse um funcionário militar no congresso nesta quarta. A bactéria do antraz era da variedade "comum", e a substância "reagiu a todos os antibióticos", assinalou o diretor do laboratório médico do exército americano em Maryland, John Parker.
No Brasil, mais uma quantidade de pó branco suspeito foi encontrada novamente em um avião, desta vez um Boeing da Varig. "O pó branco estava no chão, sobre o carpete do avião, e foi encontrado por dois funcionários da limpeza na chegada a São Paulo, depois que os passageiros já haviam abandonado o avião", disse o porta-voz da companhia. Segundo ele, a substância foi recolhida por uma equipe sanitária e enviada ao instituto Adolfo Lutz de São Paulo para análise, enquanto o avião será deixado em um hangar até que se conheçam os resultados. Este foi o terceiro alerta registrado nos últimos dias com substâncias suspeitas no Brasil. Na segunda-feira foi detectado um pó branco em uma carta enviada ao consulado dos Estados Unidos do Rio de Janeiro. No domingo foi detectado um pó suspeito em um avião da companhia alemã Lufthansa, que saiu de Frankfurt e chegou ao aeroporto internacional do Rio.
Uma brincadeira de mau gosto tenta incluir Londrina no mapa do terrorismo biológico por antraz. O gerente administrativo e financeiro da empresa Siloexxel, César Klai de França, com sede no Jardim Rosicler (zona oeste), recebeu nesta quarta à tarde um envelope contendo uma grande quantidade de um pó branco e uma carta com os dizeres: "Este é o meu último ato de desespero... Encontramo-nos no Céu ou no Inferno."
Imediatamente, o gerente acionou a Polícia Militar. Entretanto, logo que o boato se espalhou pela empresa, a contadora Irma Lopes, da empresa Multi Industrial, localizada no mesmo prédio, revelou que se tratava de uma brincadeira que partiu dela e que o pó branco era talco. A carta havia sido juntada à correspondência que chega via Correios e a contadora "criou" um remetente falso de nome Raul Gonçales Ramão.
O tenente Idevaldo de Paulo Cunha informou que chegou a contatar a Polícia Federal e a Secretaria de Saúde. Após os esclarecimentos, o tenente afirmou que ela poderia ser autuada por causar transtornos à polícia.

No Oriente Médio O ministro das Relações Exteriores do regime taleban decidiu, mais uma vez, abrir negociações para a entrega do maior suspeito dos atentados terroristas do dia 11 de setembro. No início da semana, os talebans aceitaram entregar Laden e pediram o fim dos ataques ao Afeganistão em troca de provas concretas sobre o envolvimento de Laden nos seqüestros dos aviões que destruíram as Torres Gêmeas do complexo empresarial World Trade Center e, parcialmente, do Pentágono.
Desta vez, os talebans propuseram entregar Laden para que ele seja julgado em outro país que não os Estados Unidos sem exigir provas de seu envolvimento nos atentados de 11 de setembro, em troca do fim dos bombardeios no Afeganistão.
Enquanto isso, os norte-americanos tentam aumentar a invasão ao território afegão através de meios terrestres. Nesta quarta-feira, os talebans que fazem a guarda na linha de frente da região limítrofe do país foram atacados pela ofensiva americana. A aviação dos EUA bombardeou pela primeira vez as posições dos talebans na linha de frente das forças da oposição da Aliança do Norte, a cerca de 50 km ao Norte de Cabul, segundo um porta-voz da oposição. Cabul viveu sua décima noite consecutiva de bombardeios, que continuaram na quarta pela manhã. Cerca de 15 violentas explosões sacudiram a capital, sobretudo nas proximidades de um antigo forte no Sudeste da cidade, ocupado pelas forças talebans. Os norte-americanos também bombardearam a região de Kandahar (Sudeste do Afeganistão) e, no total, estes bombardeios teriam causado a morte de 20 civis, entre os quais havia uma família de 12 pessoas que tentava sair da cidade, segundo os talebans. Seis agências humanitárias pediram nesta quarta uma pausa nos bombardeios para poder levar alimentos ao Afeganistão, antes que chegue o inverno.

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo