O número de novos casos de dengue no Paraná nesta semana é 50% menor do que o registrado na semana anterior. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde, que não descarta, no entanto, a possibilidade de novos casos serem confirmados.
Desde o início do ano, a secretaria registrou 1.085 pessoas com a doença, a maioria na região norte do Estado. Nesta semana 34 novos casos foram notificados.
Para o diretor do Centro de Saúde Ambiental da secretaria, Paulo Guerra, o principal fator que influenciou na redução da doença, foi o fator climático. "Mas não podemos diminuir as ações de combate à doença nesse momento", enfatizou. Segundo Guerra o período de "pico" do mosquito transmissor da dengue volta em outubro e a secretaria deve estar atenta.
Leia mais:
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
Além dos casos autóctones (com origem no local) a secretaria enfrenta os casos importados da doença, que são aqueles em que a pessoa contrai a dengue em outros estados e vem para a cidade de origem. Em Curitiba, por exemplo, não foram registrados focos do mosquito desde o início do ano, mas a secretaria notificou 19 casos importados. "São pessoas que contraíram a doença no Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia", revela Guerra.