Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Natureza

Cataratas e Amazônia estão entre as 7 Novas Maravilhas

Redação Bonde com Vote Cataratas
11 nov 2011 às 18:22

Compartilhar notícia

- Zig Koch / Vote Cataratas
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As Cataratas do Iguaçu e a Amazônia estão entre as Sete Novas Maravilhas da Natureza, segundo levantamento preliminar da Fundação New Seven Wonders divulgado na página da entidade promotora do concurso, nesta sexta-feira, às 17h07 (horário de Brasília).

A lista é composta ainda pela Baía Ha Long, Vietnã; Jeju-do, Coreia do Sul; Komodo, Indonésia; Rio Subterrâneo de Porto Princesa, Filipinas; e Table Mountain (Montanha da Vida), África do Sul.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O resultado saiu nove horas depois do encerramento da votação, nesta sexta-feira (11), às 9h11 (de Brasília), e foi recebido na fronteira do Brasil com a Argentina. O clima era parecido ao de vitória em Copa do Mundo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras


O Comitê Local de Apoio à Candidatura das Cataratas comemorou com festa. O governador da província (estado) argentina de Misiones (estado), Maurice Fabián Closs, conclamou a população para participar de uma queima de fogos na Ponte da Fraternidade (que liga Foz do Iguaçu a Puerto Iguazú), depois das 18h30.

Publicidade


No Brasil, os organizadores do Vote Cataratas convocaram a imprensa para uma coletiva, no Hotel Rafain Centro, para comentar o resultado. Para o coordenador do Comitê, o jornalista Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu, "essa vitória deve ser comemorada por brasileiros e argentinos. E um reconhecimento do mundo; do planeta a uma das belezas mais impressionantes da natureza".


Samek agradece

Publicidade


O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, comemorou o resultado da votação e fez questão de agradecer a todos, moradores da região ou não, que reservaram um pouco de seu tempo para votar nas Cataratas como uma das Nova Sete Maravilhas da Natureza. Segundo ele, a eleição confirma o que todos já sabiam: que o principal atrativo da tríplice fronteira é, senão o primeiro, um dos destinos mais belos do planeta. "Aquilo que já era de direito, conquistamos também no voto", afirmou.


Samek destacou também que o turismo é o grande negócio do século 21 – "uma indústria sem chaminé" – e que a divulgação é sua principal matéria-prima. E é justamente a visibilidade do atrativo um dos principais benefícios que a votação da New Seven Wonders traz para a região. "De nada adianta você ter o melhor destino e não receber bem, não ter infraestrutura para poder bem acomodar", observou. "E graças a Deus estamos caminhando numa direção correta de aliar o destino, que é uma maravilha, com uma infraestrutura que a cada dia está melhor".

Publicidade


Curiosidades


O Brasil é o único país com duas maravilhas da natureza na lista. As Cataratas e a Amazônia também são as únicas eleitas localizadas no Ocidente. Outra singularidade: ambas são as únicas compartilhadas por outros países. As Cataratas estão na fronteira do Brasil com a Argentina. Já a Amazônia reúne o Brasil, a Bolívia, a Colômbia, o Equador, a Guiana, a Guiana Francesa, o Peru, o Suriname e a Venezuela.

Publicidade


Resultado parcial


O resultado parcial leva em consideração a primeira contagem de votos. Segundo a New Seven Wonders, é possível que haja mudanças entre os vencedores provisórios. A lista preliminar foi anunciada em ordem alfabética, e não por qualquer posição ou ranking.

Publicidade


O cálculo de votação será validado por uma verificação independente (da New Seven Wonders) e os ganhadores confirmados serão anunciados no início de 2012, durante a cerimônia oficial de inauguração.


Repercussão

Publicidade


O título deve garantir mais divulgação do turismo do Destino Iguaçu em todo o mundo e, por consequência, um incremento em toda a economia local.


Histórico


A eleição para as Novas Sete Maravilhas da Natureza teve início em 2007, com a participação de 440 atrações de 200 países e territórios. O Comitê Vote Cataratas foi formado para alavancar votos para o atrativo. Após duas etapas, que envolveram voto popular e a seleção de especialistas, as Cataratas do Iguaçu conquistaram uma vaga entre as 28 finalistas.


Mobilização


A campanha Vote Cataratas foi abraçada por artistas, jornalistas, intelectuais e a imprensa de todo Brasil. No Paraná, o governador Beto Richa, deputados e vários outros políticos manifestaram apoio à eleição da atração. Os cantores Daniel e Zezé Di Camargo e o apresentador Carlos Ratinho Massa também gravaram vídeos pedindo votos para o cartão postal brasileiro e argentino.


Também foram feitas várias ações de mídia, como a travessia do o alpinista Waldemar Niclevicz sobre as Cataratas do Iguaçu usando uma tirolesa, e o sobrevoo do dirigível da Fundação New Seven Wonders sobre as quedas. As imagens percorreram o mundo inteiro.

O concurso promovido pela Fundação New 7 Wonders, da Suíça, foi feito nos mesmos moldes da disputa que consagrou o Cristo Redentor como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno criadas pelo homem.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo