Os veículos estrangeiros de turismo estão proibidos de entrar no Parque Nacional do Iguaçu desde terça-feira. A medida faz parte do programa de redução do movimento de automóveis no interior da reserva florestal, criado para reduzir o número de atropelamentos de animais e diminuir a emissão de gases poluentes.
A proibição atinge principalmente os ônibus, táxis, vans e kombis de turismo da Argentina e do Paraguai (países vizinhos de Foz), que eram responsáveis por 15% do tráfego específico do setor. Agora, eles são obrigados a deixar os turistas no Centro de Recepção de Visitantes, de onde os visitantes seguem rumo as Cataratas do Iguaçu em ônibus especiais.
A diretoria do Parque Nacional do Iguaçu também estenderá a restrição aos brasileiros, porém somente a partir de julho. A passagem de automóveis particulares de passeio - independente do país de origem - foi proibida em 20 de dezembro do ano passado, quando entrou em operação o sistema de transporte de ônibus não poluentes da concessionária Cataratas do Iguaçu S.A.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
* Leia mais em reportage de Alexandre Palmar na edição da Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quinta-feira