A Companhia de Informática do Paraná (Celepar) assumiu o programa de informática conhecido como Lotus Notes na Secretaria da Fazenda, que era executado por uma divisão da empresa IBM.
De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação, com isso, o governo do Paraná fará uma economia superior a R$ 300 mil por mês que correspondia ao valor do contrato com a IBM.
"O contrato encerrou em outubro e não foi renovado", informou o secretário de Assuntos Estratégicos e presidente da Comissão dos Sistemas de Informação e Telecomunicações do Estado, Nizan Pereira.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Para o secretário a substituição do Lotus Notes pelo programa de software livre, implantado pela Celepar, é boa para o Estado porque vai concentrar informações importantes e muitas vezes sigilosas nos órgãos estaduais. Nizan destacou que os dados ficam muito expostos com a informatização sob responsabilidade de uma empresa da iniciativa privada, principalmente na Secretaria da Fazenda, onde circulam informações importantes para o Estado, como arrecadação e inadimplência de empresas.