Os Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consegs) estão sendo resgatados pela atual administração estadual. Eles são o elo principal entre a comunidade e o governo do Estado. No Paraná, há cerca de 200 conselhos comunitários em atividade.
A Diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Centro-XV de Novembro de Curitiba tomou posse na noite de quinta-feira.
Além de diversos representantes do bairro, o evento também contou com a presença do assessor especial da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Marcelo Jugend.
Leia mais:
Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias
Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana
UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo
BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo
"A política do governo privilegia a participação da comunidade na formação e elaboração das políticas de segurança pública, porque ninguém melhor que o cidadão para saber quais são os problemas de segurança da sua área", destacou Jugend.
O presidente do Conselho Centro-XV de Novembro, Moutih Ibrahim, classificou a iniciativa do governo como "extremamente positiva".
"Temos de democratizar o poder e puxar a responsabilidade também para a comunidade no combate à criminalidade", observou Ibrahim.
"A implantação de Conselhos Comunitários é um ponto muito positivo para a comunidade e para o comércio, que está assustado com a violência", considerou Nilson Arruda, presidente do Conselho Deliberativo do Conselho Centro-XV.
Os Consegs são responsáveis por unir a polícia e a comunidade. Os conselhos levam os problemas de segurança do local onde atuam para o conhecimento das autoridades policiais responsáveis pela região.
"O trabalho dos conselhos é de grande importância para o governo, pois mostra os caminhos possíveis a serem seguidos pelas polícias do Paraná", completou Jugend.
Fonte: Agência Estadual de Notícias