Para cadastrar pessoas interessadas no trabalho, existem no Brasil os Centros de Ação Voluntária. São 34 instituições no território nacional. Três delas no Paraná. Somente em Curitiba, são cerca de cem entidades registradas pelo Centro de Ação Voluntária, com um "cardápio" de aproximadamente mil atividades disponíveis. A mais procurada, segundo a coordenadora de voluntários da instituição, Maria de Lourdes Peixoto Drabik, é a que envolve recreação infantil.
As entidades são divididas por áreas de atuação (cidadania, assistência social, meio ambiente, cultura, saúde, educação e esportes). As atividades vão desde cortar cabelo em hospitais, até visitas domicilares para pessoas carentes ou portadoras de alguma doença. O procedimento para se cadastrar é simples e o próprio candidato escolhe a área em que vai atuar. "O voluntário escolhe o trabalho de acordo com a sua preferência. É o que chamamos de cidadania participativa", explica Maria de Lourdes.
De janeiro de 1998 a julho deste ano, cerca de 4 mil voluntários já se cadastraram na capital. Os interessados podem procurar o Centro de Ação Voluntária, em Curitiba (0xx41) 322-8066), Cascavel (0xx45) 322-1591 ou Guarapuava (0xx42) 622-6495).