Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cerimônia do Ano Novo judaico tem esquema especial

Israel Reinstein - Folha do Paraná
17 set 2001 às 09:29

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Um esquema policial especial vai ser montado em Curitiba para acompanhar as comemorações do ano novo judaico (Rosh Hashaná), que começa hoje a partir das 17h40.
A rua onde fica a sinagoga Francisco Frischmann terá o trânsito interrompido durante a cerimônia, que acontece à noite. O cuidado em torno da sinagoga ganha um peso maior porque o governador Jaime Lerner, bem como sua família, e parte do secretariado é de origem judaica. Este ano, os judeus comemoram o ano 5762.
A cerimônia do ano novo começa ao anoitecer da lua nova. A data marca o início do ano e também a comemoração do início do universo. Literalmente, o nome da festa "Rosh Hashaná" é definido como cabeça do ano. E a celebração dessa data só se encerra dentro de dez dias, quando acontece o dia do perdão (Iom Kipur)
Até a próxima quarta-feira, os judeus aproveitam a data para rememorar os atos feitos, pedir perdão pelas atitudes ruins durante o último ano e despertar para novas possibilidades. Pela tradição judaica, nos próximos dez dias, Deus vai definir quem terá um ano justo e quem será punido pelos seus atos. O julgamento divino acontece no dia do Iom Kipur, data em que os judeus jejuam durante 24 horas. Após a celebração de cada uma das festas, os judeus se saúdam dizendo Shana Tová, que em português seria feliz ano novo.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo