Os milicianos Francisco César Oliveira (Chico Bala), Herbert Canijo da Silva Filho (Escangalhado) e Alex da Silva Monteiro (Popeye) foram transferidos ontem, em voos comerciais, do Rio para o presídio federal de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná. Os três chefiavam o grupo criminoso conhecido como Comando Chico Bala.
Francisco Cesar Silva de Oliveira, conhecido como "Chico Bala" e Alex da Silva Monteiro, o Popeye, foram presos em fevereiro e março deste ano, respectivamente. Eles e outros sete integrantes da milícia liderada por Chico Bala foram denunciados por crime de formação de quadrilha em abril pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro(GAECO/RJ).
Herbert Canijo da Silva é acusado de ser um dos principais matadores da milícia, enquanto que Alexander da Silva Monteiro seria responsável, segundo a denúncia, por assassinatos e pela supervisão e, não raro, pela própria execução das atividades de extorsão, segundo o Ministério Público.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
A milícia é acusada de desenvolver em várias localidades da zona oeste do Rio, principalmente nos bairros de Campo Grande, Santa Cruz e adjacências, a extorsão de comerciantes (como proprietários de depósitos de gás e de água mineral), a título de "taxa de segurança".