A chuva que caiu à tarde na região de Curitiba voltou a assustar os moradores. O nível do Rio Atuba subiu e invandiu ruas e casas no Bairro Alto e Tarumã, na região Nordeste da cidade. Cerca de 200 casas foram atingidas pela água.
A dona-de-casa Juraci Pereira dos Santos, de 59 anos, coloca a culpa pelo alagamento nos próprios vizinhos. "Eles jogam lixo na rua e acabam entupindo os bueiros", reclama. Ela mora nas margens do Rio Atuba junto a filha, o marido e quatro netos. "A cada ano tudo fica pior. A dragagem já não está funcionando".
"Os políticos só vêm aqui em época de eleição, agora ninguém aparece para ver a nossa situação", lamenta a dona-de-casa Rosana Neves, de 36 anos, enquanto tenta consolar a filha, de 12 anos, que chora vendo a casa sendo alagada. Ela reclama que depois da construção da ponte, a água acaba chegando mais rapidamente na sua casa. Rosana mora há 23 anos na região junto com mais sete pessoas.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Alguns moradores levantaram os móveis, para protegê-los da água, e foram se hospedar em casas de parentes. Mas a maioria observava, esperando o nível baixar, com medo de saqueadores.
Segundo a Defesa Civil municipal, a água baixou e não houve desabrigados. No bairro do Bacacheri, o rio subiu e alagou uma casa e uma creche.