Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Estradas vicinais

Chuva destrói pelo menos 200 pontes no Paraná

Luciano Augusto/Equipe Folha
03 fev 2010 às 09:07

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Defesa Civil e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) estimaram ontem que pelo menos 200 pontes teriam sido danificadas ou completamente destruídas pelas chuvas que atingiram principalmente o Norte Pioneiro no último final de semana.

O levantamento deverá ser concluído nos próximos dias porque, por enquanto, a prioridade ainda é restabelecer serviços básicos (água, energia elétrica e telefonia) e as vias de ligação a Sengés, município mais atingido pelo transbordamento dos rios. Ao todo, 27 mil pessoas em 24 municípios foram atingidas. Cinco pessoas morreram.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ontem, o secretário estadual de Transportes, Rogério Tizzot, destacou que a maior parte das pontes danificadas fica em estradas vicinais municipais. O Estado prometeu ajudar com a doação de material. Em Sapopema, o coordenador local da Defesa Civil, Márcio Ribeiro Leme, afirmou que a destruição de duas pontes isolou mais de mil moradores nas comunidades rurais de São Luiz II e Mambucas, onde também não havia energia elétrica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável

Imagem de destaque
Oportunidade

Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas


Nas rodovias estaduais, a situação era um pouco melhor. Conforme o DER-PR, dos 52 pontos com registro de problemas só 10 continuavam com o tráfego interrompido. A situação mais complicada é na PR-151, que faz a ligação entre Jaguariaíva e Sengés e Itararé (SP). O coordenador de área da Defesa Civil Estadual, tenente Jorge Augusto Ramos, destacou que o tráfego permanecia completamente bloqueado. A previsão é que hoje a pista seja liberada apenas para carros de passeio, por meio de desvios.


Em Sengés, os 21 mil moradores ainda continuavam sem telefone fixo ontem. O abastecimento de água foi restabelecido por meio de poços artesianos para 80% da população e o fornecimento de energia elétrica chegou a 90% da cidade. Os bancos reabriram ontem e, no meio da tarde, foi feita uma operação para o reabastecimento de dinheiro.

Mas a situação geral da cidade ainda é de precariedade. Por causa da destruição de todas as pontes sobre o Rio Jaguaricatu, o acesso de uma parte a outra só é possível a pé. Parte do comércio voltou a atender. Diante do caos, o tenente Ramos comemorou que a boa notícia é que o empenho da população e das autoridades tem sido total. ''A comoção foi geral. Está todo mundo empenhado e tem gente trabalhando em todas as frentes e com prazo curto para resolver os problemas'', elogiou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo