A forte chuva provocada por uma frente fria que chegou ao Estado às 23 horas de sábado e atinge todas as regiões do Paraná, com excessão da Noroeste, só dará trégua quarta-feira, conforme previsões do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), quando as temperaturas devem começar a subir.
Apesar de ter chovido 55,8 milímetros em Curitiba, das três horas da madrugada às 10 horas desta segunda-feira e 26 milímetros no mesmo horário na região de Cascavel (Oeste), o meteorologista Cezar Duquia classificou a quantidade de chuvas como normal. "Isso é comum esta época do ano. Com a chegada da primavera ocorre a transição de uma estação fria para outra quente e úmida. Com isso, quando a frente fria chega, por estarem altas a temperatura e a umidade, ocorre maior instabilidade atmosférica. É o caso da chuva de granizo que atingiu Cascavel", explicou Duquia.
Pela manhã, a chuva não provocou muitos estragos na região de Curitiba. Um cedro de mais de 20 metros caiu sobre uma casa no bairro de Santa Felicidade durante a madrugada, mas ninguém ficou ferido. No Km 95 da BR-116 mais de dez carros ficaram parados no acostamento pela manhã, durante a tempestade, com problemas mecânicos provocados por um buraco na pista.