Chuva, lágrimas, banho de lama, gritaria e muita música. Tudo isso foi pouco para extravazar a alegria dos aprovados no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A lista dos 4.023 convocados foi divulgada, às 14 horas, no prédio da Reitoria, em Curitiba. Apesar do trote ser opcional, os aprovados não resistiram ao tradicional banho de lama e ao corte de cabelo na festa promovida pelo Diretório Central dos Estudantes.
Ao ler seu nome na relação dos aprovados, a caloura do curso de Farmácia, Rafaela Matoso, 17 anos, não conteve as lágrimas. "Estou realizando meu sonho", disse. E teve quem custou a acreditar na aprovação. "Parece que estou alcançando o impossível", disse Vicente Mendes Pereira, 17, que conquistou uma vaga em Medicina.
Pais, amigos e familiares que acompanhavam os candidatos também se emocionavam. Maria Inês Casanova, mãe da caloura de Administração Helena Casanova, 17, comentava que a conquista foi uma recompensa pela dedicação da filha. O calouro de Farmácia Bruno Madruga, 19, complementa: "A gente renuncia a muita coisa para chegar aqui." Ele garante, no entanto, que o esforço vale a pena.
Leia mais:
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
O primeiro colocado prestou vestibular para Medicina. Gustavo Soares Guandalin obteve nota média de 8,6, maior que a obtida no ano passado, que foi de 8,4. Os candidatos que passaram em segundo e terceiro lugar, também prestaram concurso para Medicina. Rudolfo Augusto Runcos, obteve média 8,4 e Gabriele Polo, 8,3. Dos 30 candidatos que fazem parte do Programa Bom Aluno, que financia estudos de pessoas carentes, 14 foram aprovados na Federal.
Esta foi a primeira vez que o vestibular da UFPR foi descentralizado. As provas aconteceram em seis cidades paranaenses e em Joiville (SC). A maioria dos convocados (3.551) prestaram o concurso em Curitiba. Joiville foi a segunda cidade em aprovação, com 250 candidatos. Londrina aprovou 78. Cascavel aprovou 65 candidatos, Maringá 54, Ponta Grossa 52 e Palotina 19.
Os convocados que preencheram as 4 mil vagas ofertadas pela UFPR devem efetuar matrícula no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. Informações sobre a aprovação (em caso de homônimos), gabarito, ou data de matrícula serão divulgadas pelos telefones (0xx41) 323-3030 e (0xx41) 323-3031.
Confira a relação dos aprovados deste e de outros vestibulares aqui no Bonde