A chuva que caiu no sábado (14), em praticamente todo o Estado, causou estragos em algumas cidades, inclusive próximas à Londrina. Segundo a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), em Arapongas (Norte) mais de 5,1 mil domicílios ficaram sem luz das 15h25 às 16h27.
Já em Apucarana, o número de domicílios atingidos chega a 1,6 mil. O incidente foi registrado entre as 14h10 e as 15h17. Esses não foram os únicos problemas na cidade. O 2º tenente do Corpo de Bombeiros (CB) Luciano Alberto de Souza Camilo afirma que foram ao menos oito quedas de arvores.
Dois muros, um no Jardim América e outro no Parque Bela Vista, foram isolados devido ao risco de queda. O Teatro Fênix também foi atingido e acabou sendo alagado depois de perder algumas telhas. "Apesar dos estragos não tivemos vítimas", conta.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Segundo a meteorologista do Instituto Simepar Ana Beatriz Porto, as chuvas apresentam características comuns a esta época do ano, quando costumam ser de grande intensidade porém rápidas e isoladas.
Ela diz que no geral as pancadas não duraram mais que 20 minutos, com exceção de algumas cidades, dentre elas Apucarana, onde foi registrada chuva de aproximadamente 60 milímetros de água entre 12h45 e 13h45. "Essas pancadas são características do verão", diz.
Região Metropolitana de Curitiba
Em Colombo (RMC), quatro casas ficaram alagadas com a chuva que ocorreu por volta das 16h. Conforme o Corpo de Bombeiros local, só acorreram perdas materiais e a solução foi resolvida antes mesmo do fim da tarde.