As fortes chuvas ainda prejudicam o abastecimento de água tratada em Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná, afetando cerca de 18.400 habitantes da área urbana. O principal problema enfrentado pela Sanepar decorre do alto índice de turbidez da água captada do rio Alívio, que está 11 vezes superior a um dia normal de chuva.
Com a grande quantidade de partículas suspensas na água, decorrente de terra e vegetação trazidas pelas enxurradas ao curso do manancial, a Sanepar está sendo obrigada a deixar mais lento o processo de tratamento. Na sexta-feira (16), a empresa reduziu a produção de 250 mil 120 mil litros por hora. Durante o fim de semana o quadro melhorou um pouco e a Sanepar pôde elevar a produção para 140 mil litros por hora, que se mantém ao nesta segunda-feira (19).
Um plano de emergência já foi colocado em ação, com a utilização de dois caminhões-pipa, de 30 mil litros cada, que estão operando continuamente para transportar água da estação de tratamento de Jesuítas, onde se capta de poços, até a cidade, num percurso de 17 quilômetros. Mesmo assim, somente 50% das 9.167 ligações da cidade são atendidas. A Sanepar depende da melhora das condições climáticas para normalizar o funcionamento da estação de tratamento de água (ETA).
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
NOROESTE – O mau tempo também prejudicou o sistema de abastecimento de água em Paranavaí, Noroeste do Estado. Na madrugada de domingo (18), houve o rompimento da adutora – tubulação de grande diâmetro – que transporta a água bruta da captação até a ETA. O problema foi causado pela queda de energia elétrica na captação. Quando houve o restabelecimento da eletricidade, o bombeamento abrupto provocou uma grande pressão na tubulação. O incidente deixou 68.722 ligações residenciais e outras 9.728 comerciais sem água até o início da tarde, quando a Sanepar finalizou os reparos em sua rede.
Já nesta segunda-feira (19), a falta de água voltou a incomodar os moradores, devido à queda de um raio na subestação da Copel. A falta de energia impossibilitou o funcionamento da ETA da Sanepar e, até o meio da tarde, o centro da cidade e o bairro São Jorge sentiram os efeitos do desabastecimento. O fornecimento de água estava previsto para ser normalizado nas duas regiões da cidade até as 18h (com AEN).