Pesquisar

Canais

Serviços

- Prefeitura de Curitiba
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Trânsito

Ciclofaixa divide opiniões no primeiro dia

Maigue Gueths - Redação Bonde
24 out 2011 às 11:44
Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Curitiba teve que enfrentar um movimento de protesto de um grupo de cerca de 300 ciclistas, na manhã de domingo (23), durante a inauguração do ''Circuito Ciclofaixa''. O circuito , com 4 quilômetros de extensão, será exclusivo para a passagem de bicicletas, passando por ruas centrais da cidade, um domingo por mês.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Os ciclistas protestaram por dois motivos: eles querem o funcionamento das fixas diariamente e não apenas aos domingos. Eles não concordam, também, com a pintura da faixa do lado esquerdo da rua, quando o correto, segundo o Código de Trânsito, seria estabelecer a via exclusiva do lado direito. Usando nariz de palhaço e portando faixas de protesto, os ciclistas acabaram ignorando a demarcação do circuito, e ocuparam toda a extensão das ruas.

Continua depois da publicidade


O movimento foi organizado pelas redes sociais. Diante da movimentação do grupo, a inauguração oficial do espaço, prevista para acontecer com a presença do prefeito, Luciano Ducci (PSB), ou com algum representante da administração municipal, acabou não acontecendo. Os manifestantes, então, dirigiram-se até a frente da casa do prefeito, onde gritaram palavras de ordem.


Os integrantes do movimento Bicicletada Curitiba disseram que receberam o anúncio da prefeitura com ''muita insatisfação''. Uma das principais críticas de quem usa a bicicleta por Curitiba é que as ciclovias existentes são apenas recreativas e não interligam pontos de grande movimento na cidade, principalmente para quem usa a bicicleta para estudar ou trabalhar.


Outro lado – A Prefeitura, por sua vez, publicou matéria em seu site, na qual entrevista vários usuários que se disseram satisfeitos com o 1º Circuito Ciclofaixa de Lazer de Curitiba. Segundo a matéria, cerca de 2 mil ciclistas passearam no circuito durante o período da manhã.

Continua depois da publicidade

Inicialmente o Circuito Ciclofaixa de Lazer acontecerá um domingo por mês. Os próximos passeios serão nos dias 27 de novembro; 18 de dezembro; 15 de janeiro; 12 de fevereiro; e 25 de março. No ano que vem, a ciclofaixa de lazer será ampliada até o Parque Barigui, num percurso de 14 km, e acontecerá todos os domingos.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade