A partir desta quarta-feira até sexta, será realizado, no Centro de Eventos de Ponta Grossa, o XII Encontro Nacional de Produção e Abastecimento de Batata. Paralelamente, acontece o VIII Seminário Nacional de Batata Semente e o II ABBA Batata Show.
O encontro busca a modernização e o fortalecimento da cadeia brasileira da Batata. A organização é da Associação Brasileira da Batata (ABBA), com o apoio da Prefeitura Municipal, que cedeu o espaço para a realização, da Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
Ainda do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Secretaria do Estado da Agricultura e Abastecimento, Sociedade Brasileira de Fitopatologia (SBF), Sociedade de Olericultura do Brasil (SOB), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Os organizadores esperam a participação de 1.500 pessoas, entre produtores, comerciantes, fabricantes de insumos, representantes de indústrias, bancos e governo, técnicos, pesquisadores, estudantes e consumidores, de 10 países. Mais de 50 empresas do ramo já confirmaram presença.
Durante os três dias, serão discutidos os efeitos da globalização, na cadeia brasileira da batata. Há poucos anos, havia mais de 10 mil produtores de batata no Brasil. Atualmente, esse número caiu pela metade. A produção que era de 180 hectares foi reduzida para 120 hectares. Junto com a produção caíram também os empregos gerados pelo setor. Com o encontro os organizadores querem reverter esse quadro.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site da Associação Brasileira da Batata.