Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Epidemia

Cidades começam a testar kits para exame de dengue

Redação - Folha de Londrina
04 fev 2003 às 19:25

Compartilhar notícia


Agentes de saúde orientam moradores do Monte Cristo, na Zona Leste de Londrina, onde epidemia de dengue já foi confirmada
- César Augusto
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir de segunda-feira, o Hospital Universitário (HU) de Londrina começará a fazer os exames de sorologia da dengue. Até agora, os exames são encaminhados ao Laboratório Central do Estado (Lacen), em Curitiba, e os resultados demoram cerca de 10 dias para retornar à cidade. A biomédica do HU Helena Kaminami Morimoto destacou que no hospital cada resultado deve demorar entre um e três dias para ficar pronto, trazendo mais agilidade. Ela informou, ainda, que hoje devem chegar do Lacen os kits com material para os testes.

Para tentar controlar a epidemia de dengue na zona leste da cidade, que apresentava 92 dos 96 casos da doença registrados neste ano até o dia 3 de fevereiro, uma equipe da Secretaria de Saúde começou nesta terça-feira um trabalho no jardim Monte Cristo, um dos bairros mais afetados pela doença. As 487 famílias do jardim estão recebendo a visita de agentes do controle da dengue. Eles aconselham a população a limpar os quintais, eliminado os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença. Os moradores recebem também sacos de lixo para recolher o material e são orientados a colocá-los do lado de fora da casa. Amanhã e na sexta-feira, três caminhões da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) passarão recolhendo o lixo no local.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Em Maringá, a Secretaria de Saúde está testando a eficácia do kit laboratorial para também encaminhar o mínimo possível de material ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e reduzir o tempo de espera do resultado que atualmente é de mais de dois meses. A secretaria está comparando os resultados dos exames feitos com os kits e os realizados pelo Lacen. A expectativa é que os testes prossigam até a próxima semana. Caso seja comprovada a eficácia do kit, a realização dos exames em Maringá deverá ser iniciada ainda no primeiro semestre.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em mata fechada

Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão

Imagem de destaque
'Agente' Filó

Policiais civis adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar os filhotes em Curitiba

Imagem de destaque
Danos morais

Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia

Imagem de destaque
Sem mortes

Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná

*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo