A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) realiza nesta segunda-feira (10), a partir das 14h30, sorteio para definir a ocupação de 108 unidades que estão em construção no bairro do Santa Cândida. O sorteio é destinado a famílias com renda de até R$ 1.600 mensais, inseridas na chamada faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida e é uma exigência do governo federal, que libera os recursos para as obras.
Participam do sorteio, que será realizado em sessão pública no Salão de Atos do Parque Barigui, 40.457 famílias inscritas no cadastro de pretendentes a imóveis da Cohab. Elas são moradoras de Curitiba e foram selecionadas porque atendem a pelo menos um dos critérios nacionais e locais do programa Minha Casa, Minha Vida: são chefiadas por mulheres; desabrigadas de áreas de risco ou insalubres; têm entre seus membros pessoa com deficiência; enfrentam situação de vulnerabilidade habitacional ou social e são assistidas pela rede de proteção social do município; têm no mínimo um dependente com menos de 18 anos; comprometem parte do orçamento com o pagamento de aluguel.
Dos 108 imóveis sorteados, 95 são apartamentos e 13 são casas adaptadas para usuários de cadeiras de rodas. Eles estão localizados nos Residenciais Aroeira e Imbuia. A construção das unidades tem cerca de 80% dos trabalhos concluídos e a previsão é que a entrega ocorra no final do ano.
Leia mais:

Inverno requer atenção redobrada de produtores rurais para incêndios

Polícia Militar salva bebê que estava sem respirar em Sarandi

PRF apreende 171 toneladas de drogas neste primeiro semestre no Paraná

Homem é deixado em meio a plantação e tem veículo roubado em Apucarana
O sorteio das unidades adaptadas será feito de forma separada, assim como a destinação das unidades que atendem às cotas previstas no programa habitacional do município: pessoas com deficiência, idosos e vulneráveis. Cada um destes grupos tem direito a 3% das unidades. O sorteio também incluirá 108 pessoas que serão contempladas como cadastro reserva, para suprir os casos em que os sorteados preferenciais não comprovarem enquadramento nas normas do programa Minha Casa, Minha Vida ou não aceitarem os imóveis ofertados.
A Caixa Econômica Federal, que administra a obra e tem uma parceria com a Cohab para implantação do programa Minha Casa, Minha Vida em Curitiba, irá acompanhar o sorteio, que também terá a participação de uma auditoria externa, especialmente contratada para supervisionar o processo.
A realização do sorteio será feita por meio de um sistema informatizado criado pelos técnicos da Cohab e poderá ser visualizada em telões onde estarão informações sobre os contemplados, com nome, número e data de inscrição. Haverá divulgação em tempo real dos resultados parciais e informações sobre o andamento do processo por meio do Twitter da Cohab.