A Câmara Municipal de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, instalou uma comissão para investigar a Sanepar. Os vereadores questionam o investimento em saneamento e a falta de água em regiões do município, entre outros pontos que serão investigados.
A Comissão Especial de Investigação (CEI) foi aprovada no final de junho, mas só na última segunda-feira é que foram definidos os integrantes de cada partido. De acordo com o presidente da CEI, vereador Onéias Ribeiro (PRP), já foi mandado um ofício à Sanepar com pedidos de informações.
A CEI vai apurar o quanto a empresa investe em saneamento no município. De acordo com Ribeiro, a Sanepar arrecada quase R$ 600 mil por mês em Colombo. "E nada disso retorna ao município. Nós temos apenas 10% de rede de tratamento de esgoto." O vereador diz que vai fazer exames para saber se o esgoto estaria contaminando o lençol freático da região.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
Ribeiro conta que há 15 dias o problema da falta de água estaria afetando novamente a população nos bairros Jardim Guaraituba e Alto Maracanã. Ele acredita que o sistema de captação de água do Rio Palmital só resolveu a situação por pouco tempo. Colombo passou por rodízio de água de janeiro de 2000 até maio deste ano, quando o sistema começou a operar.
Para o gerente de distribuição da Sanepar, Celso Luis Thomaz, os casos de falta de água são isolados e não significam que o sistema Palmital não funcione. Ele contou que a Sanepar está fazendo investimentos em tratamento de esgoto, como o Sistema de Esgotamento Sanitário, que foi concluído no início do ano. "O tratamento era muito precário, mas ainda não é o ideal. O problema da região são as ocupações irregulares." Thomaz rebateu ainda outra denúncia do presidente da CEI, de que a água produzida em Colombo estaria abastecendo outros munícipios. "Nenhuma gota de água sai do município. Pelo contrário, água produzida em Curitiba é levada até Colombo."