Começou neste domingo em Curitiba o Fórum Latino Americano de Desenvolvimento Urbano Sustentável. O evento tem a participação de representantes de 12 países é um dos cinco encontros regionais preparatórios para o Fórum Mundial RIO+10, que acontece em setembro, na cidade de Johannesburgo, África do Sul.
O Fórum de Curitiba é uma iniciativa do Instituto para Pesquisas e Treinamento das Nações Unidas (Unitar), com o apoio de organismos internacionais, como a Federação Mundial de Cidades (UTO), Associação Mundial de Cidades e Coordenação de Autoridades Locais (WACLAC).
O encontro foi organizado pela Prefeitura de Curitiba e é o segundo que está sendo realizado dentro dos preparativos para a RIO+10. O primeiro fórum aconteceu em dezembro na cidade de Durban, na África do Sul e os próximos serão realizados em Argel (em maio), Shangai (junho) e Lyon (julho).
Leia mais:
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira
Na abertura, estavam presentes o diretor executivo da Unitar, Marcel Boisard, e os representantes do Habitar (organismo da ONU para assentamentos humanos), Tamasz Sudra, da UTO-WACLAC, Mohamed Boussraoui, além do prefeito de Surban, Obed Milaba.
A programação do evento prevê dois dias de discussões e apresentação de estudos de casos, com foco nas questões de transporte urbano, tratamento do lixo e serviços públicos. Ao final, deverá ser divulgado um documento de recomendações, a Carta de Curitiba.