Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comitê age para democratizar acesso à informatização

Maigue Gueths - Folha do Paraná
02 abr 2001 às 11:10

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sandra Alves de Souza, de 12 anos, passou parte da manhã de sábado pintando e desenhando no computador. Se pertencesse à classe média, esta atividade seria rotina para Sandra. Mas filha de pais separados, junto com mais nove irmãos, cursando o quarto ano do 1º grau em uma escola municipal de Curitiba, ela nunca teve oportunidade de mexer em um computador.

"O que eu mais gostei foi de pintar os desenhos", contava animada. Assim como ela, dezenas de pessoas passaram ontem pela mesma experiência. A idéia de levar os computadores para a rua partiu do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), que montou uma tenda com sete computadores e acesso gratuito à internet, em plena Boca Maldita, no centro de Curitiba, para marcar o Dia Nacional de Mobilização pela Democratização da Informática.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Manifestações semelhantes aconteceram em mais 17 estados onde o Comitê está organizado. "Nosso objetivo é estruturar escolas de informática em comunidades carentes, permitindo que pessoas que não têm acesso à informática também possam aprender a lidar com o computador e ter acesso à internet", explica o presidente da CDI no Paraná Edgar Pinel.

Leia mais:

Imagem de destaque
''Bateu o martelo''

Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná

Imagem de destaque
Melhores do estado

Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná


Segundo ele, a estimativa é de que apenas 5% da população brasileira têm acesso à internet, sendo que só 5% deste total pertencem às classes C e D. "Existe é um verdadeiro apartheid digital, que pode ser superado com acesso de mais pessoas à informática aliado à noções de cidadania", diz.


A primeira Escola de Informática e Cidadania foi criada em 1994 na favela Dona Marta no Rio de Janeiro. Existente há dois anos no Paraná, o CDI já criou oito escolas em Curitiba, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Maringá, Londrina e São José dos Pinhais. No próximo mês serão inauguradas mais três unidades na capital. Mais de 60 mil estudantes em 30 cidades brasileiras já se formaram em 208 escolas. Além de aulas de informática, eles recebem princípios de cidadania para tomar consciência da realidade em que vivem.

Mais informações sobre o CDI Paraná podem ser obtidas pelo telefone (41) 233-4055, pelo e-mail [email protected] ou no site www.cdipr.org.pr.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo