Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comitê inicia treinamentos contra incêndios

Andréa Lombardo - Folha do Paraná
21 jun 2001 às 11:59

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Comitê Executivo de Prevenção a Incêndios Florestais (Previflor) deve iniciar no próximo mês o treinamento de bombeiros e demais integrantes das brigadas de incêndio em operações de combate, com ênfase às ações preventivas. Paralelamente, será iniciada uma campanha educativa junto à população, já que de acordo com a Defesa Civil, 95% dos incêndios florestais são causados pelo homem.

Segundo o comandante da Defesa Civil, coronel Luiz Antônio Borges Vieira, o período compreendido entre os meses de julho e dezembro é considerado de maior potencial de risco de incêndio florestal, em função da pouca incidência de chuvas, durante o inverno, e após quando as geadas ressecam a vegetação, deixando-as mais suscetíveis ao alastramento do fogo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As causas mais comuns dos incêndios florestais são as queimadas na agricultura, fósforos e pontas de cigarros jogadas nas margens das rodovias, fogueiras de acampamentos, além dos incêndios criminosos. A intenção, com o treinamento, segundo Vieira, é ter um pessoal extremamente preparado para dar combate ao início do incêndio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável

Imagem de destaque
Oportunidade

Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas


O comitê foi criado em 1998 e reúne representantes da Defesa Civil, secretarias de Estado do Meio Ambiente, da Agricultura e da Comunicação Social, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Polícia Florestal, Corpo de Bombeiros e Universidade Federal do Paraná.

A Defesa Civil conta ainda com a parceria do Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar) que faz monitoramento, via satélite, dos chamados "pontos quentes", identificando em tempo real áreas com risco de incêndio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo