A Justiça Federal do Paraná atendeu solicitação do Ministério do Meio Ambiente e concedeu liminar de reintegração de posse da área do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, ilegalmente ocupada. A operação de desocupação será efetuada na segunda-feira (6) pelas autoridades locais, com apoio da Polícia Federal.
O crime ambiental foi cometido na madrugada de sábado (4), quando cerca de 300 pessoas invadiram o parque com máquinas, destruindo instalações do Ibama e derrubando pelo menos 18 quilômetros de florestas, na tentativa irregular de reabertura da Estrada do Colono. Segundo nota divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente, o ato constitui crime ambiental de enorme impacto negativo e viola a legislação federal.
Esta é a segunda vez em que a reabertura ilegal da Estrada do Colono é tentada. Desde 1986, o Parque Nacional, onde estão localizadas as cataratas do Iguaçu, é considerado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. Se for efetuada, informa o Ministério do Meio Ambiente, a reabertura da estrada poderá provocar, além do prejuízo ambiental, a perda do status de Patrimônio da Humanidade.