A Comissão Permanente de Seleção, responsável pela organização do vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), divulgou ontem a concorrência para o vestibular de inverno, que será realizado nos dias 28 e 29 deste mês. Em média, existem dez candidatos para cada vaga ofertada. São 837 vagas, disputadas por 8.440 candidatos.
O curso mais procurado nesse vestibular é o de Ciências Biológicas, com 58,7 candidatos por vaga. O coordenador da comissão, Antonio Carlos Schafranski, acredita que a grande procura deve-se às mudanças que passam a valer a partir desse concurso. Agora, cada candidato pode se inscrever em até dois cursos, pagando somente uma taxa de inscrição. "Provavelmente os candidatos de Odontologia e Farmácia escolheram o curso de Ciências Biológicas como segunda opção", considera.
Essa nova sistemática não deve trazer prejuízo aos concorrentes porque os aprovados em dois cursos terão que optar por um deles na hora da matrícula. Automaticamente, libera-se a vaga do outro curso em que o candidato foi aprovado. Esta vaga, então será preenchida por outro estudante, cujo nome constará da lista de espera, conforme a classificação obtida no concurso.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
O segundo curso mais procurado neste vestibular é o de Farmácia, com 50 candidatos para cada vaga, seguido de Bacharelado em Turismo, com 38 candidatos por vaga. Jornalismo e Odontologia estão empatados, com 36 inscritos para cada vaga ofertada. O curso menos procurado é o de Licenciatura em Matemática (vespertino), com quatro candidatos por vaga.
As provas este ano serão realizadas em dois dias (28 e 29 de julho), com início previsto para as 15 horas. Os portões dos nove locais de provas serão fechados às 14h30. No primeiro dia os candidatos farão provas de conhecimentos gerais, Língua Estrangeira e Redação. Na segunda etapa, as provas variam conforme o curso escolhido, já que o vestibular da UEPG é vocacionado. Porém, independente do curso escolhido, todos prestam provas de Matemática e Língua Portuguesa.